Home

O Algodão

26/09/2012

O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade, e conforto. Tem sido utilizado desde os tempos primitivos, a cerca de 3000 aC. Hoje, as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.

Tecido feito de algodão é sempre muito confortável, durável e apto a resistir todos os tipos de clima. O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.
Em climas frios, serve como isolante térmico e protege rigorosamente contra temperaturas baixas. O tecido do algodão possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado sem muita preocupação.
Existem quatro tipos principais de algodão como: American Upland, Egípcio, Sea Island e os Asiáticos. Pode ser encontrado na produção e na confecção de todo o mundo; A China é líder em confecção, seguido pelos Estados Unidos, Índia, Paquistão, Brasil, Turquia e Grécia.

Vestuário – Peças feitas de algodão são macias, confortáveis e amigáveis ambientalmente. Podem ser 100% de algodão ou podem ser misturadas com outras fibras como sintéticas ou naturais. Normalmente todos os tipos de roupas são feitas de tecidos de algodão, independendo do seu segmento.

Algodão escovado é um tecido de algodão de alta qualidade, que, como o nome sugere, foi escovado para remover toda a sujidade e as impurezas, dando um revestimento liso, macio.Um algodão tratados de forma similar é lisle . E Lisle é o fio de algodão que é passado perto de uma chama de gás para remover o fuzz. Usado em high-end meias e camisas. Leva o nome da cidade francesa de Lille, que já foi chamado de Lisle.

Algodão egípcio é cultivado e usado em tecidos há mais de 7. 000 anos, fazendo assim a fibra conhecida como mais antiga no mundo. É versátil, macio, permeável, absorvente e durável.

Ao contrário das lãs e de outras fibras populares, o algodão não causa nenhuma alergia, fazendo lhe uma fibra ideal para peles sensíveis.  Os algodões mais finos são chamados “ Extra Long Staple.” ou algodões de “ELS”. Os dois algodões mais populares de ELS são Pima e Egípicio.

Há 1800 anos atrás, o algodão foi trazido para o Egito e cruzou com o algodão nativo. Com o passar do tempo, a planta era repetidamente inata a produzir Algodão egípcio.

Algodão egípcio estabeleceu reputação pela sua suavidade, força e características superiores. Os produtos de algodão egípicio são posicionados como os mais finos e melhores do mundo.

Quanto mais elevado o tamanho do fio, mais fino o fio será. Umas contagens mais elevadas da linha são criadas com os fios mais finos, como mais deles podem ser tecidas em uma polegada quadrada. Também, os fios super finos, podem ser torcidos junto, criando os fios de 2 dobras, que podem então ser tecidos dando um acabamento com brilho, proporcionando um toque acetinado. Isto resulta em um tecido macio e leve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: